segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Por que África?

Olá, galera.


A escolha do tema África não foi por acaso. Diante das transformações no vestibular, com a aprovação do método ENEM de avaliação, uma nova forma de analisar o mundo foi posta em prática. As questões não cobram do aluno um conhecimento exato acerca de temas históricos, como exemplo a chegada de Dom João ao Brasil e todo o processo independência em 1822.

A prova do ENEM não pede mais olhar direcionado àquele momento, o ato apenas de identificar fato e quem o ocasionou; pede uma compreensão ampla dos antecedentes, a conjutura internacional que o movimento está inserido e tudo que catalisou sua realização.

A partir dessa nova lógica da prova do ENEM, a descoberta do continente Africano se faz necessária tanto para compreender a formação cultural brasileira quanto para buscar uma avaliação crítica do aluno sobre temas contemporâneos da sociedade mundial. Ao colocar em questão as adversidades vividas na África, como a fome, a miséria, a violência, a AIDS e o Racismo, a nova avaliação do vestibular faz com que o aluno veja a interligação com os fatos sociais no Brasil, e não apenas o drama no continente africano.

Portanto, colocar em exposição um estudo sobre África vai muito mais além de um preparatório para tal prova, faz parte de um processo educacional dos alunos. Os assuntos sociais servem como pano de fundo para uma boa campanha de prevenção da AIDS e da gravidez na adolescência; de um alerta sobre o absurdo da permanência de atitudes racistas, além de discutir o grave problema da fome e da pobreza no país e ampliar a visão cultural do aluno acerca de manifestações artísticas originadas na África.

É o caso da capoeira, do maracatu, dos afoxés e de uma culinária riquissima que faz parte de nosso cardápio diário. Ao analisar e estudar a cultura africana, vamos descobrir um universo riquissimo de cultura que é a Literatura africana em Língua portuguesa. Para quem não sabe, apenas no século XX o povo africano descobriu o seu dialeto próprio. Porque, até então, toda produção artítica era feita pelos colonizadores Europeus, que passavam uma visão preconceituosa e eurocêntrica em suas análises.

Compreender a diversidade, a beleza, a cultura, os problemas e as angustias do mundo africano é vivenciar os problemas brasileiros e descobrir suas origens de fato. Por isso que o Vestibular Solidário, com muito honra, apresenta a temática das palestras: ÁfricaBrasil: contestação e transformação de uma realidade.

Até a próxima, galera!



Vestibular Solidário - Transformar o mundo é o nosso desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário